top of page

Yantra 

 

- literalmente significa “apoio” e “instrumento”. significa assomar, instrumento, suporte ou máquina. Trata-se de um desenho geométrico que atua como uma ferramenta altamente eficiente para a contemplação, a concentração e a meditação. 

 

Ele é uma matriz interconectada de figuras geométricas, círculos, triângulos e padrões florais que formam um padrão fractal de elegância e beleza. Embora desenhado em duas dimensões, um yantra deve representar um objeto sagrado tri-dimensional. Os yantras tri-dimensionais estão se tornando incrivelmente comuns. Embora o yantra seja uma ferramenta usada na meditação por ambos sérios pesquisadores espirituais e escultores da tradição clássica, sua shakti é também disponível para pesquisadores iniciantes com sincera devoção e boas intenções. Acredita-se que os yantras místicos revelam a base interna das formas do universo. A função dos yantras é ser símbolo de revelação das verdades cósmicas.

O Yantra fornece um ponto focal que é uma janela para o absoluto. Quando a mente está concentrada em um objeto único e simples (neste caso um Yantra), a vibração mental cessa. Eventualmente, o objeto é descartado quando a mente pode permanecer vazia e silenciosa sem essa ajuda. Nas fases mais avançadas, é possível alcançar a união com Deus através da visualização geométrica de um Yantra.

O Yantra é como um retrato microcósmico do macrocosmo. São imagens freqüentemente focadas em uma divindade específica, que estabelecem sintonias com certas divindades ou centros de força criativa do universo.

OS YANTRAS PODEM NOS AJUDAR A MANIFESTAR NOSSAS CAPACIDADES INERENTES ENQUANTO DESTRUÍMOS OS OBSTÁCULOS MENTAIS QUE IMPEDEM NOSSA FELICIDADE E BEM-ESTAR.

A palavra Yantra é formada por duas raízes sânscritas: yan, que se refere a um instrumento, e tra, que significa liberdade ou libertação. Um Yantra é, portanto, uma ferramenta projetada para estimular os centros adormecidos no cérebro e expandir nossa consciência.

Yantras são um meio para nos ajudar a alcançar todo o nosso potencial. O corpo humano é considerado o yantra mais refinado. Seu uso pode nos ajudar a manifestar nossas capacidades inerentes enquanto destrói os obstáculos mentais que impedem nossa felicidade e bem-estar.

As Mandalas e os Yantras são formas da alma se expressar simbolicamente. Jung desenhava mandalas e as indicava como forma de obter informações do inconsciente. Buscando compreender as simbologias expressas nas mandalas podemos curar as dores da alma e do corpo.

 

 A diferença entre as mandalas e os yantras está no uso – as mandalas tendem a ser mais figurativas ou simbólicas, podemos colocar diferentes símbolos e objetos dentro do circulo, com as cores da nossa intuição, já os Yantras são uma réplica geométrica de uma divindade ou um reino cósmico.

(pesquisa realizada na internet)

bottom of page